Voltamos!

A Equipe Aláfia está de volta e em breve teremos muitas novidades! MUITOS PROJETOS NO FORNO!!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A dança sagrada dos orixás!

Muito se debate a cerca da dança sagrada realizada pelos orixás, algumas pessoas chegam a crer que nada representa, não passando de coreografias ensaiadas.

Bem, existiu um tempo em que nossos deuses se reuniam e dançavam, logo, quando vemos um orixá dançando em uma casa de Candomblé, estamos, nada mais nada menos, que revivendo este momento, celebrando nossa ancestralidade!

Bem sabemos que cada orixá tem seu enredo e rege certos elementos e manisfestações da natureza, sendo assim, possuem suas danças próprias e através de gestos, que muitos tem como coreografias, demonstram sua natureza e história.

Por isso vemos Oya em sua dança rápida como os ventos, Ogun em sua dança destemida de grande guerreiro, Oxossi em sua dança firme de caçador ou ainda Osun em sua dança ora cadenciada e graciosa, ora enérgica e faceira.

Visto que as cantigas foram inventadas pelo homem, o elegun deve esforçar-se para aprender as passagens que estão sendo reverenciadas, ainda que o orixá reconheça essas passagens, é importante ter a entrega do elegun.

Sinceramente, coisa mais bela é ver um orixá bailando, espalhando seu axé, nos contando através de gestos ou "coreografias" sua história, seus momentos de calma e de guerra, nada mais belo que presenciar Osun banhando-se, Ogun guerreando ou Odé em sua caça, a dança faz parte da beleza e da magia do Candomblé!