Voltamos!

A Equipe Aláfia está de volta e em breve teremos muitas novidades! MUITOS PROJETOS NO FORNO!!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que deixamos para trás...


Adeptos da Umbanda, do Candomblé e de outras vertentes religiosas já podem ter a certeza de que os despachos "arriados" na floresta do Alto da Boa Vista realmente estão em boas mãos. Que o diga o babalorixá Alexandre Borges, de 29 anos, o gari que há dois anos faz um verdadeiro descarrego no local.

Morador de Nova Iguaçu, Pai Alexandre de Oxóssi recebeu a missão de recolher velas, galinhas e farofa dali, entre outros ingredientes, quando os colegas de vassoura revelaram a fé dele para os seus superiores. Desde então, a Comlurb o convidou a abrir os caminhos da mata para a pá e a vassoura.

— Contaram ao meu chefe que eu sou pai de santo e ele perguntou se eu gostaria de fazer esse serviço. Alguns garis, principalmente os evangélicos, têm medo de pôr a mão em pratos e alguidares — conta.

Os trabalhos de Alexandre no Alto da Boa Vista começam cedo. Mas o ritual é simples. Imagens de santos quebradas, por exemplo, pai Alexandre joga fora. As inteiras ele doa aos religiosos que fazem cultos com atabaques lá.

— Para retirar as oferendas eu me abaixo e peço licença em voz alta. Quando vejo a comida de um orixá, peço "agô" (perdão), coloco a tigela no saco de lixo e o deixo num canto para o caminhão levar. O difícil é limpar padê (farofa de dendê), que voa no gramado — diz.

Trabalhos recém-depositados são preservados.

— Quando ainda há velas acesas espero até o dia seguinte porque a oferenda está muito fresca — conta o gari Alexandre Borges.

‘Não desfaço o trabalho de ninguém’

A experiência como babalorixá é suficiente para que o gari Alexandre Borges possa pôr a mão até em trabalhos de feitiçaria, como o da foto de um casal, já encontrada.

— Vejo fotos, nomes e até bonecos espetados com agulhas. Só não desfaço o trabalho de ninguém. Quem faz o mal vai arcar com as consequências — ensina.

Por via das dúvidas, pai Alexandre foi aconselhado pelo pai de santo dele a fazer um ebó (descarrego) de seis em seis meses.

— É para não respingar nenhuma energia negativa em mim — conta ele, que, há quatro anos, abriu um terreiro de candomblé em uma casa alugada no bairro Cabuçu, em Nova Iguaçu.

Segundo Carlos Roberto da Silva, um gerente da Comlurb, o Alto da Boa Vista caracteriza-se pela grande quantidade de oferendas nas vias. Ele lembra que a limpeza sempre foi realizada.

— Encontrar quem sabe os fundamentos religiosos foi importante, pois ele sabe fazer a remoção e tem a maior facilidade em abordar os adeptos e pedir para não deixarem materiais espalhados, por exemplo — diz o gerente da Comlurb.

Fonte:http://extra.globo.com/noticias/rio/um-gari-que-so-nao-varre-fe-2893321.html

Vale como uma reflexão sobre a nossa verdadeira relação com a natureza! Ao realizarmos nossas oferendas, vamos recolher o que é LIXO, papéis, embalagens, garrafas, vidros, enfim, vamos deixar apenas o que a natureza dá conta, ou tudo em cima de um morim, para que depois, venha alguém realizar a limpeza.
Vale lembrar que existem pessoas que não partilham da nossa mesma crença e que vão visitar cachoeiras e matas.
É o nome de nossa religião que está em jogo!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mais um caso de intolerância

Sófia (Bulgária) - Um tribunal da cidade búlgara de Varna condenou nesta quinta-feira a 10 meses de prisão um jovem por criar um grupo incentivando a degola de ciganos no Facebook, por meio do qual pretendia organizar ataques contra esse grupo étnico.
Em poucas horas, 76 pessoas aderiram ao grupo, que incitava empunhar armas contra os ciganos. O grupo foi excluído do sistema pela própria administração do Facebook pouco tempo depois de ser criado. O condenado é um estudante de 23 anos, sem antecedentes penais, que foi acusado de crime de propagação da violência contra ciganos.
O jovem não será preso, mas ficará sob supervisão por três anos e terá de cumprir pena se durante esse período voltar a cometer delito semelhante. Nas últimas semanas, a Bulgária foi palco de violentos protestos contra a comunidade cigana, iniciados depois que um adolescente morreu ao ser atropelado por um cigano, que fugiu.
Durante as manifestações racistas e os ataques contra aldeias e bairros ciganos foram detidas mais de 400 pessoas.
As informações são da EFE.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Demolindo uma história.


O imóvel localizado em São Gonçalo, onde o médium Zélio de Moraes sob orientação do Caboclo das Sete Encruzilhadas fundou a Umbanda foi demolida hoje. Uma lamentável perda para a história de nossa religião, um verdadeiro marco sendo posto abaixo.
A prefeita de Niterói, Aparecida Panisset, evangélica, disse desconhecer o imóvel e nada fez para impedir este ato, mesmo com o apelo da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa.
Infelizmente, perdemos, o imóvel realmente foi demolido.

A Umbanda é forte, cresce a cada dia. Quem nunca recorreu as sábias palavras de um preto velho, a um bom passe de um caboclo ou não rogou a ajuda dos exus e pombagiras?
Saravá a Umbanda! Salve a força destes magníficos amigos espirituais.

Aproveitamos e lançamos uma enquete. Qual o guia que você trabalha ou tem fé?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Entrevista!

O Portal Aláfia abre espaço para entrevistas. Aguardamos sua sugestão para o primeiro entrevistado. Ogãs, Ekedjis, Babalorixás, Yalorixás, enfim, vamos saber um pouco mais sobre essas pessoas que tanto admiramos e que certamente muito fazem em favor a nossa cultura e religião!

A primeira entrevista será publicada no blog em breve, então contamos com sua sugestão!