Voltamos!

A Equipe Aláfia está de volta e em breve teremos muitas novidades! MUITOS PROJETOS NO FORNO!!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Optcha! Salve os filhos do vento!

Estamos em maio, o acampamento está em festa, a fogueira preparada e as ciganas já dançam sob a luz da lua cheia! Uma mesa farta está posta com pães, bolos, frutas, vinhos e o colorido de muitas flores. O aroma dos incensos já toma conta do ambiente e ao som dos violinos e pandeiros, vamos todos reverenciar Santa Sara Kali e todos os seus filhos, os filhos do vento, os filhos das estrelas e do luar, o povo cigano com toda sua sabedoria e força.

Estão presentes ciganos e ciganas de todos os lugares do mundo, em procissão eles trazem um andor com a imagem de Sara Kali, entoam cânticos e rezas e é facilmente visível, no rosto de cada um presente, a fé e a devoção por esta maravilhosa força cigana. Quem chega primeiro é o cigano Wladimir, chega tocando seu violino e encantando a todos, logo ao seu lado está cigana Sulamita, tocando seu pandeiro, seguido das castanholas de Esmeralda, Carmen e Cigana Rosita. Chegam ainda Yago, Ygor, Pablo e Cigano Ramirez dedilhando seu violão, a atmosfera é de puro encanto e magia. Como se a música servisse como um convite, mais e mais ciganos aparecem para dançar em volta da fogueira que já queima com o poder das salamandras invocadas nos trabalhos ciganos, todos são convidados a fazer um círculo e absorver todo o calor do fogo, que aquece e movimenta a nossa vida. Uma luz que vai do branco ao violeta cintilante envolve a todos e retorna a fogueira, como se estivesse, de fato, transformando nossa energia e deixando uma gostosa sensação de bem estar e equilíbrio. Ao final do ritual da fogueira, todos confraternizam à mesa, dividem o pão, bebem o vinho, cantam e louvam hinos à Santa Sara e aos ciganos e ao meio de toda esta alegria me despeço de meus amigos ciganos e sou novamente reconduzido pelos amigos espirituais de volta ao meu corpo físico e fim de guardar na memória toda a magia vivida em um acampamento de ciganos, que sempre me recebem com tanto carinho e respeito, nesses encontros aprendo um pouco de suas histórias, de suas magias e nunca me canso de ouvi-los.

Santa Sara abraça a todos que a ela recorrem com fé e sentimento verdadeiro. É a Santa dos desamparados e daqueles que sofrem por injustiças, por isto os ciganos tanto se identificaram com ela, pois sempre foram muito incompreendidos e injustiçados pelos lugares que passaram, sofreram perseguições, foram presos e mortos em fogueiras e campos de concentração, mas nem por isso perderam o brilho no olhar e a fé pela vida e pela natureza, poder maior que este não existe meus amigos, o poder de superar as dificuldades, de virar o jogo e não se abater com as tristezas do passado. Santa Sara gosta de ouvir os pedidos das mulheres e atende sempre aquelas que a ela recorrem, principalmente co pedidos de gravidez e fertilidade.

A imagem de Santa Sara encontra-se na cripta da Igreja de Saint Michel, onde ainda seus restos mortais estariam depositados. Uma verdadeira procissão de ciganos acontece nos dias 24 e 25 de Maio, onde presentes variados são depositados aos pés da santa. Flores, incensos, velas e principalmente lenços são ofertados como forma de agradecimento e também com pedidos, pois todos tem grande fé no poder de Santa Sara. Para imantar uma imagem de Santa Sara basta lava-la na água do mar, em uma noite de lua cheia e depois banha-la com o sumo de ervas como hortelã, manjericão e oriri. Mante-la envolta por lenços e deixar sempre próximo a ela flores coloridas e incensos. A força cigana tem grande poder, porém ainda é por muitos desconhecida e envolta por muitos mistérios talvez por isto é tão pouco cultuada ou difundida, mas encontramos na Umbanda uma crescente manifestação de espíritos ciganos, sempre dispostos a ensinar e dar bons conselhos. Espero os amigos na próxima edição para falar sobre esta corrente cigana nos terreiros de Umbanda.
Que Santa Sara nos envolva sempre com seu manto e nos livre das maldades e perigos. Optcha! Um grande e fraterno abraço.