Voltamos!

A Equipe Aláfia está de volta e em breve teremos muitas novidades! MUITOS PROJETOS NO FORNO!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Borí

Bom, muitas dúvidas ainda se mostram quando o assunto é borí, então vamos falar um pouco sobre este ritual, que, ao meu ver, não tem relação direta com o orisá da pessoa e sim com Ori e não cria vínculo iniciatório, independe de a pessoa ser feita ou não.

A palavra bori designa o ato de dar comida a cabeça através de um procedimento ritual.
Um bori alimenta a cabeça, concebida como algo distinto do corpo, especial e sagrado, sendo então conhecido como Ori, moldado pelo distraído Ajalá.
No livro The History of the Yorubas, encontrei a seguinte definição de ori:
" Orí é a divindade universal cultuada como o deus do destino. Acredita-se que a boa ou má fortuna atinjam as pessoas de acordo com a vontade e detreminação deste deus e por esse motivo ele sempre é cultuado e consultado de modo que a boa sorte recaia sempre sobre seu devoto"
Em uma cerimonia de bori, nunca poderá faltar o obi, fruto sagrado, que terá como uma de suas funções no rito, constatar a aceitação de ori com o que estará sendo realizado.
A cabeça será então o foco principal desta cerimonia onde poderão ser ofertados a ori frutas, obi, orogbo, doces, comidas rituais próprias, água, flores, e também animais de pena, como a galinha d´angola e o pombo e outos itens mostrados através da consulta ao jogo de búzios.

Como dito inicialmente, apesar do bori não ser direcionado para o orixá, não se pode deixar de invocar Esú, sendo ele o primogênito da criação, Ogun, o dono da faca, Osalá e Yemanja os orixás da criação humana e Ossayn, o conhecedor do poder das folhas sagradas e ainda, a pessoa a qual irá se submeter a cerimonia, deverá passar pelos ebós então determinados.

Apenas um Babalorisá ou Yalorisá estão aptos a realizarem este ritual onde em algumas casas, consiste em apenas uma noite, estando a pessoa liberada no dia seguinte, sujeitando-se a resguardo pelo número de dias determinado. Em outras, varia até 3 dias.

O importante é que, durante o bori, você dedique seu pensamento para coisas positivas, de modo a visualizar realizações a seus objetivos e caminhos de fartura.
Aproveite a oportunidade para ouvir o que se chama "voz interior", que nada mais é do que Ori se comunicando.
Que seja de muita harmonia, paz, iluminação, saúde e prosperidade para você. E que seu Ori lhe traga coisas boas por bons caminhos!
Asé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário