Voltamos!

A Equipe Aláfia está de volta e em breve teremos muitas novidades! MUITOS PROJETOS NO FORNO!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Logun Ede lava roupas?

Um questionamento muito interessante, que esses dias estavamos debatendo e achamos válido trazer para o blog nossa opnião!

Bem sabemos que a religião é repleta de detalhes e, em se tratando da dança sagrada dos orixás, que representam suas histórias e lendas, esses detalhes tornam-se cada vez mais fascinantes e distantes de um senso comum.

Logun, diferente do que alguns pensam, não é seis meses homem e seis meses mulher ele é um príncipe, um guerreiro e acima de tudo, um grande caçador e feiticeiro.
Em algumas lendas, vamos ver que ele se disfarçou de mulher para conhecer e aprender o segredo das grandes mães, o que nada tem a ver com homossexualidade!

Pois bem, muitos se perguntam se Logun lava roupas em um de seus atos, onde ele se abaixa e esfrega as mãos.
Não, Logun não está lavando roupas, na verdade, Logun está quinando suas ervas, como grande conhecedor da magia, preparando seu feitiço!

Respeitamos quem acha que ele está lavando as vestes de sua mãe Osun, no entanto, entendemos que está não seria tarefa de um príncipe feiticeiro!

Longe de nossa intenção está a finalidade de fomentar uma discussão sobre o assunto, até porque a dança de nossos ancestrais não deve ser discutida e sim admirada então se em sua casa ele lava roupas, admire-o e tenha fé, se em sua casa ele vira cambalhota admire-o e tenha fé do mesmo jeito!

Asé!
Equipe Aláfia!

8 comentários:

  1. Olá! Ótima explanação sobre o assunto, pois vemos uma certa distorção desse tão belo ato de Logun! Logun não é Iyabá, e sim o Aboró, independente de ter sua energia femina advinda de sua Mãe Osun; sem contar q esta energia feminina não se personifica em Feminilidade, mas sim em beleza, leveza, um encanto, uma doçura que os outros Aboros não possuem! Logun é uns Orisás mais complicados do Panteão Afro, pelo fato de terem mtas mistificações e lendas que acabam confundindo sua real essência ante as pessoas! Tenho orgulho de ser de Logun e me orgulho de ter um portal tão dedicado e empenhado em engrandecer a religião afro e ainda mais elucidar certos dogmas!

    ResponderExcluir
  2. Sou filho de Logun ,meu Pai é Aboró ,concordo com tudo dito acima..Lociii

    ResponderExcluir
  3. Tenho orgulho de ser de LOGUN EDE

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde a todos, achei o assunto abordado no blog muito interessante, mas gostaria de saber se alguém aí conhece mais alguns atos de Logun, se puderem abordar o ato e a lenda ficarei grato. Obrigado (:

    ResponderExcluir
  5. Parabens pelo seu comentario, nao sou da religiao mas sempre tive essa duvida acerca dessa lavagem de roupa. Esclareceu. Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Top. Muito obgdo pelo carinho que retrataram sobre meu pai neste texto explicativo. Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  7. 2020 escape titanium | Titanium Art
    2020 titanium sheets escape titanium. titanium density Photo: Titi Nesha / Titi used ford fusion titanium Nesha. 2014 ford fusion energi titanium 2020 titanium granite escape titanium. Titi Nesha,

    ResponderExcluir